O Instagram Stories foi lançado em agosto de 2016. Na época, a polêmica foi grande, pois o público e os veículos de comunicação diziam que se tratava de uma cópia do — então no auge — Snapchat. Ainda que isso seja um fato, não dá para ignorar que o Snap foi perdendo o seu posto para a nova funcionalidade do Instagram.
Justamente por estar dentro da rede social que mais cresce no mundo, o Stories hoje não é apenas um recurso para aproximar pessoas, passou a ter relevância para os negócios.
Como falamos antes, o ‘Instagram Stories’, também chamado de ‘Histórias’, é muito parecido com o Snapchat. Então, se você usa ou usou o Snap não irá ver nada de muito novo ali.
Mas só pra resumir: A exemplo de sua ‘inspiração’, o Stories também aposta na efemeridade, isto é, as fotos ou vídeos postados ficam disponíveis por um período de 24 horas e depois desaparecem. A possibilidade de inserir texto e desenho também existe, bem como alguns filtros — que não são tão bons quanto os do Snapchat.
Há alguns recursos adicionais que aos poucos foram acrescentados, tais como: Figurinhas, possibilidade de fazer enquete, vídeos ao vivo sozinho ou com convidados, adicionar links e ainda inserir hashtags e localização para a ‘história’ chegar para mais pessoas dentro do Instagram.
Ah e recentemente o Stories passou a permitir que as pessoas escolham as histórias para continuarem disponíveis pelo tempo que quiserem, dentro do seu perfil.
É, não podemos negar que por estar dentro do Instagram, rede social em constante ascensão, o Stories tem tudo para continuar por um bom tempo.
Calma, é natural que muitos se perguntem: Por que todo um trabalho para algo que vai ficar disponível por apenas 24 horas? E é isso que vamos te responder agora.
Se você tem a mesma dúvida que citamos acima, pense de maneira simples: Assim como o Snapchat, o Stories é um recurso que aproxima a audiência da marca, tornando mais fácil construir uma relação próxima e verdadeira com ela.
É tudo muito informal, pessoal, humano mesmo. Bem o oposto do que ocorre na maioria das redes sociais, principalmente o próprio Instagram. A ‘perfeição’ e os filtros – no sentido real e figurado – perdem o espaço para uma forma mais autêntica de se relacionar.
Como acabamos de dizer, o Snapchat e o Instagram Stories pedem um conteúdo mais simples. Ao contrário do que ocorre feed do Instagram e do Facebook, onde a sua marca precisa ter um cuidado maior com iluminação, edição, áudio e qualidade do conteúdo.
Não é isso que as pessoas buscam quando clicam naquele espaço em separado do feed. Basta, portanto, um celular e uma ideia para começar a utilizar o recurso e conseguir resultados. Capriche na criatividade e na naturalidade, deixa o resto com o público.
Vimos que ao contrário do Feed que o conteúdo permanece, no Stories o conteúdo postado fica disponível somente por 24 horas e numa área em separado, certo? Isso significa que menos pessoas acabam vendo aquilo. E também acabamos de falar que as pessoas esperam ver um conteúdo mais simples por lá.
Esses dois fatores juntos fazem com que o Instagram Stories seja um local bacana para postar coisas e ver o feedback das pessoas. E com isso as possibilidades são gigantes.
Basta um clique para as pessoas responderem em privado uma ‘história’ sua. Sem contar que com o recurso de enquete, você pode até mesmo fazer perguntas pedindo a opinião do público ainda mais facilmente.
Tá, mas então qual seria a vantagem do Stories em relação ao Snapchat? Além de ter quase o dobro de usuários ativos por dia hoje, as marcas podem aproveitar as pessoas que estão dentro de seu perfil no Instagram, sem precisar que estas a sigam em mais uma plataforma.
Aliás, como o recomendado é que perfis de marcas sejam públicos, é possível que novas pessoas conheçam a sua empresa através dessas ‘histórias’. Tudo enquanto navegam no Instagram.
Entendeu agora por que o Instagram Stories é um recurso que passou a ser bom tanto para negócios como para a vida pessoal?
Esse é, com certeza, um dos pontos mais fortes do Instagram Stories: Permitir que os criadores de conteúdo insiram links dentro das suas histórias. Com isso, basta o visitante arrastar o dedo para cima para ir até o endereço de destino.
Em outras palavras, finalmente, temos a chance de colocar o bom e velho CTA (Call to Action) lá dentro do Instagram.
Infelizmente, por enquanto esse recurso está disponível somente para quem tem uma conta com mais de 10 mil seguidores, então se você ainda não tem: Muita calma e perseverança que você chega lá. Caso já tenha, aproveite.
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